Digite para pesquisar

Dicas da Silvinha

Dicas da Silvinha

Lucro: Quanto Vale o Seu Artesanato? Como Calcular o Preço do Artesanato?
A pergunta mais frequente do Arte em Casa é: Por qual preço devo vender minha peça?
A resposta é controlada por diversos fatores que contribuem para a produção do seu artesanato. Como a qualidade de matéria prima usada, o custo e principalmente: o tempo!
O tempo que você usa para desenvolver o seu papel de artesão contribui para o valor agregado do seu produto. Deve ser levado em conta que qualquer artesanato é ÚNICO e tem um valor diferente perante o seu mercado e a sua capacidade artística.
Minha dica é que vocês continuem trabalhando no seu desempenho de artesão e avancem com sua experiência profissional. Detalhes como acabamento, costura e produtos bem selecionados dão toda a diferença quando você colocar o artesanato à venda! Isso é muito importante para calcular o preço do artesanato
É muito importante que todo artesão se considere um artista singular e não compare o seu produto com o de outros artistas. Pense em qual é o seu perfil, o seu público e estabeleça o seu objetivo pessoal: Quanto meu tempo vale? Aonde devo melhorar para que meu tempo possa valer mais?
É bom ressaltar que a forma de atender o cliente interfere também no seu lucro. Se você for vender artesanato em atacado, ou seja, em grande quantidade, o preço estipulado deve ser inferior ao preço vendido diretamente ao consumidor final. Para que isso seja melhor compreendido, deve-se levar em conta o custo variável e fixo. Custo fixo é aquele que não muda de acordo com o número de produtos confeccionados, ou seja, é sempre o mesmo, como limpeza, salário e aluguel. Por outro lado, o custo variável acompanha o nível de produção. Como exemplo de custo variável temos matéria prima e comissão para vendedores.
O artesão deve estipular uma lista com cada tipo de custo para que tenha uma visão mais exata de quanto ganha perante ao que gasta.
Por fim, estude o mercado que você pretende atingir, tenha em vista seus objetivos e reinvista os seus ganhos para otimizar o seu trabalho!
Se você ainda tiver alguma dúvida sobre esse ou outro assunto, deixe seu comentário e eu voltarei para explicar mais da vida de artesã para vocês!
Beijinhos!

Compartilhe nas redes sociaisShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin